Tuesday, September 08, 2009

Trapézio!

Depois da ressaca física sempre vem a ressaca moral. Ainda não descobri porque isso acontece. Talvez porque às vezes eu fique mais animado que a festa, e sincero demais, e aí pronto. No outro dia, as parcas lembranças que eu tenho são permeadas de ais e uis, e uns “aimeudeus” sussurrados para mim mesmo. Só sei que ontem de noite foi incrível e eu me diverti loucamente. Só preciso me lembrar de comprar um óculos escuros da próxima vez, porque a claridade das 7h da manhã é cruel.

Outro assunto a ser comentado aqui:
"É difícil crer que ainda possamos nos surpreender com as lambanças do Congresso, especialmente do Senado, que talvez pudesse simplesmente deixar de existir sem causar nenhum prejuízo. Mas as recentes declarações sobre o Projeto de Lei Eleitoral que será votado são de dar arrepios. O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), autor do projeto de censura à internet que ficou conhecido como Lei Azeredo, demonstra o total desconhecimento da rede. Segundo o entendimento dele, a internet é ao mesmo tempo televisão e rádio, e por isso deveria obedecer as regras destes meios – leia-se: espaço idêntico para todos os políticos em época de campanha. Internet é um arranjo comunicacional distribuído. Nela, qualquer pessoa que esteja conectada e que tenha o mínimo de formação pode criar um blog e integrar uma rede social. Infelizmente, é exatamente esta qualidade que alguns Deputados e Senadores querem bloquear nas eleições de 2010. O pior é tentar impedir que a blogosfera exerça seu direito político de criticar os candidatos e de usar da arte e do humor para comunicar uma mensagem contrária a algum político. Numa das versões desse projeto de reforma eleitoral estava proibido “a trucagem”, “montagem” e “qualquer efeito realizado em áudio e vídeo que degradar ou ridicularizar candidato, partido ou coligação”. O que é ridicularizar? O que é “trucagem”, um termo usado nos anos 1940 e 1950 para falar das técnicas de fotográficas analógicas? Eles estão querendo dizer que está proibida a “remixagem”, a recombinação? Sinto muito, ridícula é a tentativa inconstitucional de impedir a crítica, restringir formatos e estilos de narrativas. Uma coisa é a calúnia, a injúria e a difamação. Isto já é proibido. Outra coisa é uma sátira, uma crítica teatralizada e bem humorada, isto não pode ser impedido."

Tenho somente uma coisa a dizer sobre isso e ela será dita em uma imagem:


1 comment:

Flor said...

"Só sei que ontem de noite foi incrível e eu me diverti loucamente." Fomos 2, bom acho que fomos 5. Eu sabia que uma hora você se renderia ao óculos escuros, a luz do sol é cruel para nós, seres noturnos hahahah